SEJA BEM VINDO!
ACESSE E FIQUE POR DENTRO DO QUE ACONTECE EM NOSSA ESCOLA!

quinta-feira, 23 de maio de 2013


Projetos: Família na Escola / Escola de Pais

Os dias 10 e 11 de maio na Escola Lycio foram recheados de emoções!

Na sexta-feira, dia 10/05, realizamos nossa “comemoração ao Dia das Mães” e nossos alunos deram um show para homenagear as mãezinhas!
Neste dia houve muita dança, mensagens de amor e carinho, “alongajazz” e brincadeiras para as mães.
“Ninguém emociona mais uma mãe do que um filho ao declarar o seu amor e carinho, expressando-se de maneira espontânea e original.”... E foi isto que aconteceu, sob um clima de descontração, lágrimas, sorrisos, fortes emoções e muitas fotos.
Os alunos abusaram do seu talento, demonstrando que “todo filho é uma bênção de Deus”.
As homenagens serviram mais uma vez para aproximar a família da escola, fazendo-as perceber o quão seus filhos são talentosos e o quanto eles necessitam de amor, carinho, amparo, atenção e orientação para um futuro melhor.
Falando em mães, duas homenagens especiais: Parabéns a professora Sabrina pelo seu lindo baby e parabéns também a professora Jacimara, que está grávida, sendo a portadora de mais um presente de Deus. 




No sábado, dia 11/05, realizamos a Reunião Geral de Responsáveis do 1º Bimestre.
Nos assuntos tratados, falamos sobre as avaliações do período, as metas a serem atingidas, passamos recadinhos e pudemos contar com a presença do Coordenador da E/SUBE/9ª CRE – Prof. José Mauro e a visita do representante da Secretaria Municipal de Educação da E/SUBE/CIN/GAE – (Gerência de Alimentação Escolar) representado pelo Prof. Tadeu Xavier Campos, sendo um prazer recepcionarmos os mesmos.
Neste dia, objetivando incentivar o consumo da merenda escolar, em prol de uma alimentação saudável e atendimento às necessidades dos nossos alunos, conscientizando os responsáveis sobre o combate aos vícios alimentares e, ao mesmo tempo, alertando sobre a obesidade infantil, foi feita a degustação da merenda, o Degusta-Ação, sendo: arroz, feijão, frango brasileirinho e fruta. Nas avaliações dos responsáveis houve elogios sobre a preparação, a higiene e ao modo em que servimos a merenda para os alunos, sendo relembrado por muitos o tempo da escola, os gostos e preferências e até a aceitação de novos modos de se preparar os alimentos em casa.
A ação praticada rendeu muitos elogios sobre a forma de como a escola trata a questão da saúde e do próprio aspecto administrativo e pedagógico.



Melhor que isto não poderia ser!!!! 

Com tantos elogios por parte dos responsáveis e visitantes, só nos resta querer fazer cada vez melhor, pois aqui na Lycio, temos a consciência de que fazemos a nossa parte, trabalhando com amor e fazendo a diferença!




sexta-feira, 10 de maio de 2013


Projeto Meio Ambiente – Sustentabilidade do Planeta

Meio ambiente é coisa séria!
       Os recursos naturais não são ilimitados, ou seja, eles têm fim e a maioria deles sequer são renováveis.  Daí, a necessidade de, desde cedo formarmos uma consciência de cuidado e preservação, partindo de situações simples que fazem a diferença, como por exemplo, incentivar desde cedo os nossos alunos a amarem, respeitarem e cuidarem da natureza, preservando as plantas e os animais.
 
         É por isso que os alunos da Educação Infantil e Classe Especial estão dando um show. Abraçaram a causa e partiram para a ação! Arregaçaram as mangas e estão “cuidando dos canteiros da escola”. Este é um dos desdobramentos do projeto, que conta com o rodízio mensal dos grupamentos citados, mostrando que vale a pena ser solidário e participativo, sensibilizando todos a participarem de ações que levem a preservação da vida na Terra.



Faça você também a sua parte!
         

Projeto Toda Lycio lendo

“Um país se faz com homens e livros”
Monteiro Lobato

               Várias caixas com livros foram montadas pela professora Celene, responsável pela Sala de Leitura, de acordo com o grupamento dos alunos. Estas caixas ficam à disposição dos mesmos nas salas de aula.  Em diferentes momentos eles podem manusear este material, escolher o livro que lhe agradar e desenvolver a leitura. A partir desta o professor desenvolverá atividades. A escolha do livro a ser trabalhado também pode ser feita pelo professor, como podemos acompanhar nas fotos abaixo: 


Foi lindo ver a turma 1201 da professora Celene ouvindo atentamente a contação de história ao ar livre e compartilharem saberes sobre o assunto: O Livro do Planeta Terra


“Ah! Tu, livro despretensioso, que, na sombra de uma prateleira, uma criança livremente descobriu, pelo qual se encantou, e, sem figuras, sem extravagâncias, esqueceu as horas, os companheiros, a merenda... tu, sim, és um livro infantil, e o teu prestígio será na verdade, imortal.”
 (Cecília Meireles)


Projeto Escola de Pais

        No dia 27 de abril realizamos mais um encontro com os responsáveis da Educação Infantil, relembrando valores, memórias do nosso tempo de escola, com a: Dinâmica: “Nossas Origens / Nossas Memórias”, onde tivemos a oportunidade de saber:
·       De onde viemos?
·       Estamos juntos?
·       Compartilhamos ações?
Neste encontro, apresentamos também um vídeo sobre a Hanseníase para alertar que os bairros de Bangu, Campo Grande e Santa Cruz estão com inúmeros casos. Relembramos a reunião anterior exibindo também o conteúdo do nosso Blog, onde os responsáveis sentiram-se contemplados ao perceberem sua importância no espaço escolar, se identificando e compreendendo que o poder da informação faz muito bem. Tudo isso, com direito a apresentação dos grupos, seguido de conversa sobre seus sentimentos no retorno ao passado, e de que forma podem compartilhar essas experiências com os seus filhos. Discutimos também como era vista a escola do nosso tempo e a escola de hoje. Quais são nossos valores e o que pretendemos. Abordamos a crise com a falta de professores e as inúmeras estratégias adotadas para a obtenção de uma escola de qualidade.
O encontro foi proveitoso e o encerramos com a música “Paratodos” - de Chico Buarque - http://www.yuoutube.com/watch?v=jCVZpxRqG8w





quinta-feira, 9 de maio de 2013


Projeto Correio da Lycio
         Este projeto é mais um incentivo para que nossos alunos interajam dentro do espaço escolar, sendo um dos artifícios para que nossos baixinhos aprendam e/ou aprimorem o processo de leitura e escrita, através do ato de escrever de forma saudável e prazerosa, firmando amizades, através de cartas, ampliando de forma prática o uso do vocabulário, da expressão escrita com utilização dos recursos ortográficos nas suas produções, desenvolvendo consequentemente a oralidade, através da utilização de diferentes tipos de portadores textuais, aprendendo a registrar de forma significativa informações, compartilhando ideias, saberes, gostos, sentimentos e, sobretudo, reforçando valores de amizade, respeito mútuo, companheirismo, união, integração, bom relacionamento e convívio social.
         Através de suas etapas o projeto contempla a criação de nomes de ruas para cada andar da escola, mantendo no endereço a numeração das salas de aula, alusivo aos números das residências, com criação do Código de Endereçamento Postal (CEP). Partindo desde a confecção do desenho do selo pelos alunos, com direito a votação (eleição) de toda a comunidade escolar, até a escolha dos carteiros, também alunos, num total de seis, para a entrega das cartas aos seus destinatários e posteriormente, a troca de correspondências.
         Respeito é bom e eu gosto foi o tema escolhido para a criação do selo.
A participação dos alunos nesta etapa foi grande. Os desenhos estavam lindos e não foi fácil escolher o que melhor representava o mesmo.  Enfim, após eleição, o selo vencedor foi de autoria da aluna Kristian Helena S. Coelho, da turma 1601.
Posteriormente, promoveu-se então a escolha dos carteiros. Os selecionados foram:
·        Gustavo de Oliveira da Cunha – Turma: 1401
·        Natan Mendes Camargo Julio – Turma 1402
·        Mayara Guedes Spilari – Turma 1403
·        Maria Eduarda da Silva Pereira - Turma 1501
·        Vitória Cordeiro dos Santos – Turma 1502
·        Paulo Miguel Santos Lima – Turma 1503



Estamos caminhando. Em breve postaremos mais novidades.


Projeto Dia do Índio

        Nada tão positivo como ressaltar a nossa cultura, resgatar nosso passado e nossos valores, atribuindo valor a quem merece.
        A Educação Infantil não fez por menos, vestiu a camisa e pôs o bloco na rua, fazendo-nos recordar que de um total de mais de cento e cinquenta mil povos diferentes, hoje, no Brasil, restam no máximo, uns duzentos mil indígenas que vivem principalmente na Amazônia e norte da Região Centro-Oeste.  Alguns povos vivem em reservas ou parques indígenas e outros ainda permanecem total ou parcialmente isolados.
        Ao comemorar esta data (19 de abril – Dia do Índio), toda a comunidade escolar verificou que os povos na época do descobrimento da nossa terra (22 de abril de 1500 – Dia do Descobrimento do Brasil), sendo outra data importante, viviam dos recursos naturais, pesca, caça, coleta de frutos.  Algumas tribos viviam também do plantio de mandioca, milho, batata doce, cará, abóbora e fabricavam alguns utensílios de barro, cestos, arcos, flechas, instrumentos musicais...
        Os homens eram responsáveis pela caça e pesca, pela limpeza da mata, pela construção de canoas e casas.  As mulheres cuidavam das crianças, da roça, da produção artesanal e da alimentação. 
        A maior nação Tupi tinha como principais deuses: Tupã – o trovão; Jaci – a lua; Guaraci – o sol.  Suas aldeias ou tabas eram construídas em círculos; suas cabanas, feitas de palha, tinham o nome de ocas.  No centro da taba ficava a praça ou ocara. O chefe da taba era o morubixaba e o curandeiro da tribo era o pajé, chefe religioso.
        Vale a pena saber que em meio aos problemas enfrentados pelos povos indígenas, estes também tomaram iniciativas criando suas próprias organizações, trazendo exigências importantes, como a demarcação e garantia de suas terras e o reconhecimento dos seus direitos.
        A FUNAI – Fundação Nacional do índio foi criada em 1967 para defender e dar assistência aos índios na luta por aqueles que reconhecidamente foram os primeiros habitantes de nossa terra, praticando ações em benefício desses povos, sendo inúmeras as suas necessidades.